Justiça Federal completa quatro anos em Brusque
Essa semana, a Vara da Justiça Federal completou quatro anos de atuação na cidade de Brusque, com mais de seis mil processos julgados. A informação foi dada pela juíza substituta Michele Polipo em entrevista exclusiva ao programa Repórter da Cidade, na tarde de quinta-feira (10).
Michele responde pela Justiça Federal na Comarca de Brusque juntamente com a também juíza Érika Giovanini Reuptke, que está de férias. Segundo Michele, os processos de maior quantidade que chegam à Vara Federal dizem respeito a questões relacionadas com o Instituo Nacional de Seguridade Social (INSS). “São pedidos de aposentadoria ou pessoas que, por alguma razão, não podem se manter e precisam de auxílio”, explicou ela.
Além de julgar as ações de competência da União, a Vara Federal também desenvolve trabalhos sociais. Através de valores arrecadados com o bloqueio de bens e pagamentos de indenizações, algumas entidades são beneficiadas, seja com o repasse de valores ou com a aquisição de equipamentos e itens para os trabalhos que desenvolvem.
Ao fazer uma análise sobre 2009, Michele destacou a quantidade de processos julgados. Foram mais de 300 por mês, de janeiro até novembro. “É um grande volume, sem sombra de dúvidas”, destaca a juíza. Outra observação feita por ela diz respeito à presença do Ministério Público Federal, que passou a atender todas as quartas-feiras, das 14 horas às 18 horas, em Brusque.
Para o ano que vem, Michele antecipou que a partir de janeiro o Judiciário Federal em Brusque entrará na era da tecnologia. Todos os trâmites internos serão feitos de forma eletrônica. “Isso dará mais agilidade aos trabalhos”, concluiu.



